Plataforma Windows Azure

Computação na Nuvem – Windows Azure
Muito se fala atualmente sobre computação na nuvem, ou cloud computing. A idéia de vender processamento como se fosse água ou eletricidade é realmente tentadora, e traz consigo imensas oportunidades, assim como desafios do mesmo tamanho. 
O que é o Windows Azure
O Windows Azure, conforme definido pela própria Microsoft, é um sistema operacional para a nuvem. Ele oferece computação e armazenamento, podendo escalar para o nível definido pelo cliente. Não há até agora um limite de computação a restringir as aplicações colocadas para rodar no Azure.
Como qualquer sistema operacional, este faz o gerenciamento do hardware, e apresentará uma abstração a ser utilizada pelo desenvolvedor. Até o momento, toda a programação para o Azure é baseada em código gerenciado .Net, com poucas mudanças com relação à programação de uma aplicação normal além do uso de algumas APIs.
A Plataforma Windows Azure da Microsoft é um grupo de tecnologias da nuvem que fornece um conjunto específico de serviços para desenvolvedores que são hospedados  nos data centers da Microsoft. A plataforma de serviços Azure é formada por um sistema operacional, Windows Azure, e um conjunto de serviços para o desenvolvedor que podem ser usados individualmente ou em conjunto. São eles: Azure AppFabric e SQL Azure.
O Windows Azure é o sistema operacional para serviços na nuvem que é utilizado para o desenvolvimento, hosting e gerenciamento dos serviços dentro do ambiente da plataforma Azure. O Windows Azure provê computação e armazenamento por demanda, com a finalidade de hostear, escalar e gerenciar aplicações Web e serviços através da Internet dentro dos data centers da Microsoft.

O AppFabric torna mais simples conectar aplicativos on-premises (instalados em casa) com a nuvem. O AppFabric oferece gerenciamento de identidade e um barramento de mensagens amigável e seguro para proteger os seus ativos, permitindo uma conectividade e troca de mensagens segura entre os aplicativos de TI on-premises e os serviços baseados em nuvem.

O Microsoft SQL Azure estende as capacidades do Microsoft SQL Server para a nuvem como sendo um banco de dados relacional baseado na Web. Ele fornece Web services que proporcionam queries relacionais, pesquisas, sincronização de dados com dispositívos móveis, escritórios remotos e parceiros de negócio. Ele pode armazenar dados estruturados, semi-estruturados ou sem nenhuma estrutura.
Take care
Anúncios

5 respostas em “Plataforma Windows Azure

  1. Salve Marquinhos!

    Muito bom o post.
    você poderia postar mais artigos relacionados a computação nas nuvens, esta tecnologia que crescendo no mercado.
    Ainda tenho muitas dúvidas com o assunto.
    Take care!

  2. Olá Marco Atonio,

    Não sei muita coisa ainda do Windowa Azure,porem gostei muito da introdção ao windows azure postado por voce, mas teria como postar informações do tipo, quais são as aplicações mais comuns no windowns azure, quais são os principais concorrentes por segmento?, quais são os aspectos positivo e negativo da versão no mercado?, e quanto ao publico alvo?
    Muito obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s