O que é Delphi Prism

Salve, salve amigos,

Adorei de como meu amigo Guinther Pauli, descreveu o Delphi Prism e sua analogia ao desenvolvimento Delphi Win32 e Visual Studio.

Abaixo, uma pequena parte do seu artigo.

Por Guinther Pauli

O .NET é a plataforma mais consolidada e robusta para o desenvolvimento de aplicações Web. Ela faz parte do dia-a-dia do desenvolvedor Delphi desde o Delphi 8, quando foi apresentada a tecnologia no então novo IDE da Borland. O Delphi for .NET, como ficou conhecida na época a versão do compilador que suportava a nova plataforma da Microsoft, foi descontinuada em 2009, quando fomos apresentados a um novo produto, muito mais produtivo, estável e consolidado.
O Delphi Prism, linguagem usada para desenvolvimento .NET com Delphi, já nasceu grande por dois motivos: ele utiliza um IDE não adaptado para desenvolvimento para o .NET, como foi o BDS (Borland Developer Studio), mas o IDE do Visual Studio, especializado para este propósito, que tem uma grande equipe que cuida somente do ambiente. Ou seja, isso livra a equipe do Delphi da evolução do IDE, que pode então cuidar da evolução do seu outro IDE, o RAD Studio, para Win32, PHP, C++ etc. Tão logo saia uma versão nova do VS, em poucos dias já existe uma versão do Delphi Prism, podendo desfrutar de todos os novos recursos por ele proporcionados e as novas tecnologias que surgem no .NET Framework.

E segundo, ele é um produto que já existe há muito tempo, então já está maduro e estável. Ele foi desenvolvido pela RemObjects, uma empresa parceira da Borland, que criou uma versão do Object Pascal para o .NET e usava o IDE do VS, sendo assim, concorrente direto do Delphi for .NET. Foi então que a Embarcadero adquiriu os direitos de uso de propriedade do produto então chamado Chrome, e rebatizou-o com o intuitivo e comercial nome de Delphi Prism.
Sim, há uma curva de aprendizado ao você usar um outro IDE, se já está bem acostumado ao Delphi Win32 (vou usar este termo para me referenciar daqui para frente ao Delphi “tradicional”). Porém, muitas coisas são praticamente idênticas. Por exemplo, no VS o Project Manager se chama Solution Manager. O Object Inspector se chama Property Window, o Data Explorer tem um equivalente, chamado Server Explorer. A paleta de componentes no VS se chama Toolbox. O editor de código é idêntico, possui inclusive um Code Insight, que aqui se chama IntelliSense.

  O designer, principalmente para o ASP.NET, é um pouco mais pesado que o da VCL Forms (você verá isso na prática).
O uso de ASP.NET Server Controls proporciona um desenvolvimento intuitivo, simples, muito similar ao drag & drop da VCL.
Temos os mesmos conceitos e aplicabilidades, cada controle tem suas propriedades, métodos, eventos, se ligam a outros componentes, como na VCL. Muitos componentes têm os mesmos nomes. O acesso a dados muda um pouco, claro, muito devido ao paradigma Web.
O ASP.NET foi concebido, já na sua primeira versão, com um propósito bem definido: facilitar a vida do desenvolvedor Desktop. Isso porque o desenvolvimento para Web, pré ASP.NET, era algo realmente arcaico, o que desencorajou muitos a optar por uma tecnologia. ASP e PHP clássico, por exemplo, mesclavam código de apresentação (layout), acesso a dados e regras de negócio em um único arquivo. Orientação a objetos zero. Boas práticas inexistentes. Isso muda com o ASP.NET.
A linguagem C#, assim como o Delphi Prism, é muito semelhante ao Delphi tradicional. Ela quebra algumas normas rígidas do Pascal, porém sem perder sua elegância, ao mesmo tempo que padroniza alguns termos e conceitos já bastante conhecidos e utilizados por outras linguagens orientadas a objetos, como Java.
Take care
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s