O que é FireMonkey

By Marcos Antonio
Salve, salve amigos,

Bom, constantemente alguém me pergunta sobre o que é FireMonkey. Para tentar responder a está pergunta, resolvi escrever este artigo. Vamos lá então.

Todos sabem que na versão XE2 o Delphi trouxe várias novidades, e coloca novidades nisso. A mais esperada por toda a comunidade foi o tão “misterioso” FireMonkey.

Mas o que é o FireMonkey?

A resposta de bate pronto para está pergunta é o Framework da Embarcadero voltado para o desenvolvimento de aplicações de negócios com visual mais rico e multiplataforma, ou seja, rodando nativamente em Windows, Mac (OS X) e iOS.

Se você deseja desenvolver aplicativos somente para a plataforma Windows (win32), seu caminho é a VCL. Agora, se deseja desenvolver aplicações com interface bem elaboradas, atraentes e multiplataforma, o caminho é FireMonkey.

É importante que fique claro que ambas as tecnologias não são compatíveis.

Acredito que ao longo do tempo a VCL será substituída pelo FireMonkey.


O FireMonkey é considerado pela Embarcadero a tecnologia principal da nova geração de plataformas para desenvolvimento de aplicações. Aplicações estas que apresentam como principais características o desenvolvimento multiplataforma, ou seja, podem ser executadas em ambientes distintos além de possuir um visual mais atraente, rico e com alta perfomance. Este tipo de visual proporciona um envolvimento maior com o usuário, potencializando seu grau de experiência.

De forma técnica, os recursos gráficos do FireMonkey fazem uso da GPU do hardware, que é a unidade de processamento gráfico da máquina, possibilitando assim o trabalho com gráficos HD, 3D, efeitos de imagem e animações ultramante rápidos . Outro recurso disponível é sua conectividade com banco de dados, utilizado principalmente em aplicações de negócios. Neste cenário entra em cena o LiveBindings que é uma nova forma de ligação de dados que também consta nesta versão XE2 do Delphi. Como descrito acima, ao construir sua aplicação FireMonkey a mesma pode ser direcionada nativamente para as plataformas Windows (32 e 64 bits), Mac (OS X) e iOS.

Então, não confunda, o FireMonkey tem como foco principal a criação de aplicações de negócio com visual atraentes e mais ricos. Portanto, não é para a criação de jogos.

Agora, os desenvolvedores Delphi que desejam construir aplicações turbinadas, seja no aspecto visual, através de interfaces de usuário atraentes, ou ainda torná-las compatíveis a rodarem em outros ambientes além do Windows, como Mac (OS X) e iOS.

O desenvolvimento de aplicações em Delphi, traz consigo uma nova gama de componentes, disponibilizados no IDE através da Tool Palette, proporcionando ao desenvolvedor a mesma experiência RAD que consagrou nosso querido Delphi.

O FireMonkey abstrai as API do sistema operacional para realizar a renderização das imagens e interfaces, utilizando algumas das tecnologias abaixo:

MAC – Quartz para aplicações HD e Open GL para aplicações 3D
iOS – Open GL/ES para aplicações HD e 3D
Windows – Direct2D para aplicações HD. Caso não seja suportado pelo sistema operacional e placa de vídeo, FireMonkey irá utilizar GDi+

Veja na imagem abaixo, um diagrama da arquitetura do FireMonkey e um comparativo na hierarquia FM vs VCL

No link abaixo, você pode visualizar a hierarquia de objeto do FireMonkey.

http://www.embarcadero-info.com/firemonkey/firemonkey_chart_poster.pdf

Com FireMonkey, podemos agora desenvolver aplicativos com efeitos e animações fantásticas tendo uma melhor interação jamais vista anteriormente e com alta performance.

Para mais informações acesse.
http://www.embarcadero.com/br/products/firemonkey

Take care.

Marcos Antonio Moreira
Embarcadero MVP

Anúncios

Uma resposta em “O que é FireMonkey

  1. Muito bom o artigo, pois da uma explanada geral no conceito, deixando um curiosidade para aprender a usar. Vou começar desde já a explorar esta ferramenta, Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s